Para permitir que durante os dias do festival – de 05 a 15 de Março - outras turmas visitem o evento, o município propicia aos alunos do concelho uma visita à casa do chocolate permitindo que “ponham as mãos no chocolate” e percorram um espaço onde ouvem histórias sobre o produto e podem ainda fazer jogos e pinturas.
“O que eles mais gostam é de pôr a mão na massa porque é uma actividade diferente das que têm na escola e geralmente têm o 'problema' de começar logo a comer o chocolate antes de ir ao forno”, contou hoje Filipa Pedro, uma das monitoras que recebe os mais pequenos.
Outro local tradicionalmente muito visitado é o das esculturas gigantes em chocolate e que nesta edição atingem mais de quatro metros de altura.
As esculturas vão contar as famosas 'histórias de amor' de Pedro e Inês, Romeu e Julieta, a Bela e o Monstro, o Corcunda de Notre Dame, mostram ainda as miragens do D. Quixote e um romance a bordo do Titanic.
As peças foram construídas durante os últimos seis meses pelos alunos do Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar da Pontinha.
“As esculturas partem de chocolate em bruto e temos que as esculpir a partir de grandes cones.
O curso é de seis meses e precisamos de cinco horas diárias dedicadas às esculturas”, disse à Lusa Lúcia Soares uma das alunas que esculpiu o chocolate.
Um espaço dedicado ao chocolate molecular, com a apresentação de três especialidades, e um outro de massagens (chocolaterapia) são outras duas das novidades da edição desde ano do festival.
“O chocolate molecular não é mais do que aplicarmos algumas técnicas científicas à cozinha, neste caso vamos fazer num tubo de ensaio um cocktail molecular (para servir aos visitantes) com três camadas (chocolate, ginja e ouro comestível) em que o chocolate é arrefecido com azoto”, explicou Carla Pinho, responsável pela organização do festival.
No espaço do chocolate molecular poderão ainda ser degustados bombons ‘crepitantes’e gelado azeteca.
A outra novidade, a chocolaterapia é onde se podem fazer tratamentos faciais e massagens.
Durante o evento decorrem três concursos: um internacional de receitas de chocolate, o de chocolatier do ano e outro de montras de chocolate.
Uma passagem de modelos com chocolate (dia 13, às 21:00) e cursos de chocolateria também fazem parte do programa do festival.
Os bilhetes são a cinco euros e as crianças até aos cinco anos não pagam.
Receita de Mousse de Chocolate
Ingredientes:
- 2 cl água;
- Brandy q.b.;
- 300 gr chocolate para culinária;
- 6 dl de natas;
- 2 ovos:
- Rum q.b.
Preparação: Bata as natas até ficarem bem firmes e leve-as ao frigorífico. Derreta o chocolate em banho-maria e bata os ovos com a água fria, em banho-maria não muito quente, até aumentar de volume. Junte o rum e o brandy. Junte o chocolate às natas previamente batidas e misture cuidadosamente. Distribua por taças e leve ao frigorífico durante 5 a 6 horas. Enfeite com uma rosa de natas.
Nota: Pode também servir directamente no prato a servir, com o auxílio de uma colher de sopa passada por água bem quente.
Sem comentários:
Enviar um comentário