terça-feira, 3 de março de 2009

20 Anos de Riade

Faz hoje 20 anos que Abel e Jorge Couto possibilitaram a Portugal uma das maiores conquistas da sua história. Num Campeonato do Mundo disputado na Arábia Saudita, foi aqui que nome como Fernando Couto,João V. Pinto e Paulo Sousa começaram a prometer um futuro glorioso para Portugal.
Foram ao todo 18 jogadores que conseguiram um dos triunfos mais importantes da equipa das Quinas e muitos deles viriam a encher os estádios de alegrias ao longo dos anos que se passaram.
20 anos depois, muitos dos craques já se retiraram do futebol mas o seleccionador volta a ser o mesmo e, numa altura em que as contas da Selecção A estão complicadas, é sempre bom recordar os heróis de Riade.

Quem os viu e quem os vê:

Brassard: Ao longo da sua carreira conheceu vários clubes nacionais; Benfica,Guimarães, Gil Vicente, Varzim, Vitória de Setúbal. Não chegou a ingressar na Selecção AA portuguesa onde é actualmente o treinador de guarda-redes.

Abel: Foi dele um dos dois golos da final de 89.Nunca foi internacional AA. Ao longo da sua carreira passou pelo Benfica, Felgueiras, Alverca, etc. Em 2001 retirou-se dos relvados e enveredou pela profissão de treinador sendo de destacar 2 anos como adjunto do Al Nasr.

Jorge Couto: Regressou ao Gil Vicente como melhor marcador da selecção. Ingressou no FC Porto onde permaneceu por 7 temporadas até trocar o clube azul e branco pelo rival Boavista. Esteve mais 7 temporadas ao serviço dos axadrezados participando na histórica conquista do Campeonato em 2000/2001.Ao serviço da Selecção A disputou 6 jogos.

Paulo Alves: Sempre com o Gil Vicente no coração esteve ao todo 7 épocas em Barcelos. Foi internacional 13 vezes marcando 7 golos. Em clubes teve o ponto alto da sua carreira nos três anos ao serviço do Sporting(95-98).

Paulo Sousa: É um dos mais bem sucedidos. Ao longo da sua carreira passou pelo Benfica, Sporting, Dortmund, Juventus,Inter,Parma, Panatinaikos e Espanhol. Conquistou 2 Ligas dos Campeões ao serviço da Juve e do Dortmund. Ao serviço da selecção contou com 51 presenças e participou no Euro 96, Euro2000 e no Mundial de 2002.

Morgado: Terminou a carreira em 2001/2002 depois de passar por vários clubes nacionais entre os quais o FC Porto. Nunca representou a selecção AA.

Tozé: Capitão em Riade nunca viria a representar a equipa AA. Ao longo da sua longa carreira jogou no Leixões, Tirsense, Leça,Alverca e Maia.

Hélio: O veterano jogador do Setúbal chegou a representar a selecção por uma vez. Retirou-se em 2004/2005 depois de 18 anos ao serviço do Setúbal.

Xavier: Nunca vestiu a camisola AA e jogou em clubes como o Estoril, Vilafranquense,E.Amadora até se retirar em 2004/2005 ao serviço do Oriental.

Paulo Madeira: Foi internacional por 24 vezes tendo marcado 3 golos. Jogou vários anos pelo Benfica e esteve presente no Euro 96. Terminou a carreira no E.Amadora.

Filipe: Foi ao serviço do Sporting, 7 temporadas, que conheceu as maiores glórias(1 Taça de Portugal e uma Supertaça.). Foi internacional AA por 3 vezes. É o actual técnico do Mafra.

Bizarro: Nunca foi internacional AA depois de passar por vários clubes entre os quais o Marítimo,Leganés e Ourense.

Resende: O avançado nunca foi internacional e jogou em clubes como Feirense, V.Setúbal ou Louletano onde terminou a carreira.

João Pinto: Regressou do Mundial directo para o At.Madrid.Ficou um ano e regressou ao Bessa para um ano depois ter se transferido para o Benfica onde esteve 8 épocas e conquistando vários títulos. Foi campeão no Sporting e passou ainda pelo Bessa e pelo Braga antes de terminar a carreira. A sua carreira internacional foi também ela repleta. Participou em 81 jogos e marcou 23 golos. Esteve no Euro96,2000 e no Mundial 2002 onde protagonizou a agressão a um árbitro.

Fernando Couto: Da Geração de Ouro é o que mais vezes jogou pela Selecção, 110 vezes. Jogou no FC Porto de até 94 altura em que se transferiu para o Parma.Depois de 2 anos em Itália transferiu-se para o Barcelona de Bobby Robson, onde esteve até 98, altura em que voltou a Itália para jogar pela Lazio. Em 2005 regressou ao Parma onde,ainda hoje, joga. Esteve presente no Euro 96, 2000, Mundial de 2002 e Euro 2004.

Folha: O esquerdino do FC Porto acabou por terceiro com mais internacionalizações, 26. No seu curriculum conta com participação no Euro 96. Foi ao serviço do Porto que conquistou os principais títulos (7 Campeonatos) e é lá que treina actualmente os Júniores.

Valido: Nunca foi internacional AA. Ao longo da sua carreira passou pelo Beira-Mar, Benfica, Seixal, etc.

Amaral: O herói da meia final com o Brasil nunca chegou a representar a Selecção AA. Esteve 5 anos ao serviço do Sporting antes de rumar ao Benfica, onde jogou uma época.Terminou a carreira em 2004 ao serviço do Beira Mar.

fonte: http://www.scn.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário