quarta-feira, 18 de março de 2009

Globalvianos, vamos correr?

19ª Meia Maratona de Lisboa

Porque dieta não é apenas comer uma bife de carnes brancas do tamanho de uma ervilha acompanhado de couvinhas de bruxelas! Este fim-de-semana atravesse a ponte 25 de abril, a correr ou a andar, e complemente de forma saudável a sua dieta.



A 19ª Meia Maratona de Lisboa realiza-se no dia 22 de Março, às 10h30, num percurso com uma extensão de 21.097 Km. Para se inscreverem, os interessados poderão fazê-lo preenchendo o formulário que se encontra no site da prova em http://www.meiamaratonadelisboa.com/ - Área de Inscrições).


Meia Maratona de Lisboa

Domingo, dia 22 de Março, 10h30 A partida da meia maratona realiza-se na Praça da Portagem da Ponte 25 de Abril, depois da travessia da ponte, os concorrentes descem até Alcântara, Rua de Cascais (Pingo Doce), Centro de Congressos de Lisboa, Av. ª da Índia, Praça do Império. A Meta está instalada em frente ao Mosteiro dos Jerónimos. 17º Passeio Mimosa (Avós e netos) - Sábado, dia 21 de Março, 11h30Paralelamente, todos os avós (com a idade superior a 45 anos) e netos (com idade inferior a 9 anos), sejam eles naturais ou adoptivos, poderão participar neste passeio/convívio. Haverá t-shirts, medalhas e lembranças para todos. Os dorsais são entregues no Museu da Electricidade. No final, todos os participantes terão a oportunidade de ganhar uma viagem à Eurodisney num sorteio que irá premiar um avô e neto.

Programa oficial:

Quarta-Feira, dia 18 Março 2009

10.00h/20.00h - Abertura Oficial da SportExpo / Feira do Desporto e Lazer, a ter lugar no Museu da Electricidade / Belém, patente até 21 de Março.

Sábado, dia 21 de Março 2009

10.00h - Início da Corrida da Amizade. Concentração junto ao Padrão dos Descobrimentos e chegada ao Mosteiro dos Jerónimos. Pequeno-almoço e medalhas comemorativas para todos os participantes chegados.
11.30h - Início do 17º Passeio Avós e Netos. Desporto sénior (mais de 45 anos) e júnior (menos de 9 anos). A concentração dos atletas é feita por debaixo do tabuleiro da Ponte 25 de Abril, junto ao rio Tejo e meta junto ao Museu da Electricidade.
16.00h - Início da Prova Mini-Campeões. Partida e chegada junto ao Museu da Electricidade.

Domingo, 22 de Março 2009
08.00h/10.00h Transportes para a Partida:Mediante a apresentação do seu dorsal, poderá utilizar gratuitamente (dentro da cidade de Lisboa) o Metro, a Carris, os comboios da CP (nas linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado), o Metro Sul e os comboios da Fertagus, a partir de qualquer estação com correspondência com estes, com destino ao Pragal.Após a prova, para regresso aos seus destinos, os atletas poderão utilizar os mesmos meios de transporte, bastando que conservem o respectivo dorsal.
10.15h Partida da prova: CTT Prova de Deficientes Motores em Cadeira de Rodas.
10.30h Partida da EDP 19ª Meia Maratona de Lisboa e da Mini Maratona.


Chariots of Fire - Vangelis

terça-feira, 17 de março de 2009

Corre o boato de crocodilos no rio Douro

Uma misteriosa placa colocada junto ao cais de Miranda do Douro deu origem a uma notícia em Espanha sobre a existência de crocodilos no Rio Douro, motivo de espanto geral no lado português

"Portugal proibiu os banho no Rio Douro perante o grave perigo de ataque de crocodilos" assim começa a notícia do jornal espanhol La Opinion de Zamora que surpreendeu as autoridades portuguesas, inclusive aquelas que aponta como as protagonistas da inusitada histórica.

"Nós não temos rigorosamente nada a ver com isso", sublinhou à Lusa o vice-presidente da Câmara de Miranda do Douro, Américo Tomé, que ainda não conseguiu encontrar uma explicação para o caso.

O autarca diz que já foi enviado um desmentido para o jornal espanhol que escreve que foi a Câmara que mandou colocar nas arribas do Douro e junto ao cais a placa que está na origem da história do periódico zamorano sobre os crocodilos.

O sinal em causa foi colocado no embarcadouro para o cruzeiro ambiental de Miranda do Douro bem visível a quem se dirige para o barco, com um fundo amarelo em que sobressai a figura de um crocodilo.

Em volta do animal duas frases em inglês: "Danger Crocodiles / No Swimming" (Perigo Crocodilos/Não nadar).

Tanto a Câmara de Miranda do Douro como o Parque Natural do Douro Internacional desconhecem a existência de qualquer placa.

O vice-presidente da autarquia local disse à Lusa que o Município vai hoje averiguar o assunto mas está convencido de que o autor do misterioso sinal será o proprietário do cruzeiro ambiental, um empresário espanhol.

O espaço onde foi colocado é de acesso restrito pelo que, se se confirmar que é de sua autoria, o vice-presidente da autarquia considera que "não é nada cordial que se coloque ali uma coisa dessas".
"Ainda para mais em inglês, quando os clientes são sobretudo espanhóis", sem esquecer que se está na terra da segunda língua oficial de Portugal, o mirandês.

Américo Tomé considera ainda que se o propósito era impedir os visitantes de tomarem banho, não havia necessidade de recorrer a tal figura pois na zona já é proibido nadar, desde logo pela proximidade das turbinas da barragem.

Por terras lusas não se acredita que os crocodilos que vivem nas quentes Américas, África, Ásia e Austrália sobrevivessem às gélidas águas dos invernos transmontanos, embora o jornal espanhol faça questão de referir que o Douro Internacional tem um dos melhores micro-climas da Península Ibérica.

Escreve ainda o jornal que o alerta abrange uma longa faixa ao longo da fronteira e que, embora ainda se desconheça como chegaram os crocodilos ao Douro, tudo aponta que um particular que os adquiriu para mascotes em pequenos se tenha desfeito deles depois de crescerem.

Para o autarca de Miranda do Douro, esta é uma história idêntica à da cobra com 20 metros que há uns anos se dizia nadava nestas águas internacionais.
Enquanto que em Miranda do Douro ainda se vive a surpresa da revelação, o jornal zamorano garante que, apesar do imenso atractivo das arribas do Douro, tanto em Portugal como em
Espanha, o que mais chama agora a atenção são os apelativos sinais amarelos de proibição de banhos por receio dos crocodilos.

Garante mesmo o autor do artigo que os que viajam no barco turístico olham cada vez menos para a beleza das escarpas rochosas do "Grande Canyon" da Península Ibérica e mais para as água a ver se algum crocodilo assoma a cabeça.

Mas tal como escrevem em mirandês os pauliteiros de Miranda no seu blogue e já em reacção à notícia espanhola, o mais certo é terminarem a viajem com a pergunta: "Eilhes andan por ende...I quantos son? (eles andam por onde... e quantos são?).

segunda-feira, 9 de março de 2009

Rui Silva sagra-se campeão europeu nos 1500 metros

O português Rui Silva sagrou-se, este domingo, campeão europeu dos 1500 metros em Pista Coberta. O atleta luso venceu a prova com 3.44,39 minutos, adiante do espanhol Diego Ruiz e do francês Yoann Kowal. Para o treinador, trata-se de um «merecido» regresso de Rui Silva às medalhas.


Rui Silva sagrou-se, este domingo, campeão europeu dos 1500 metros em Pista Coberta pela terceira vez na sua carreira, depois dos títulos que conquistou em 1998 e 2002 e da medalha de prata conquistada nos Europeus de 2000.

O português terminou a prova com 3.44,38 minutos, adiante do espanhol Diego Ruiz, que fez mais 32 centésimos que Rui Silva, e do francês Yoann Kowal, que acabou com 3.44,75 minutos.
Com a medalha de ouro conquistada este domingo por Rui Silva, Portugal conseguiu o seu oitavo título europeu em Pista Coberta, aos quais junta outras seis medalhas de prata (uma conquista por Sara Moreira este domingo) e outras duas de bronze.

Para além dos títulos dos três títulos de Rui Silva, Naide Gomes conquistou dois no salto em comprimento (2005 e 2007), Fernanda Ribeiro alcançou outros dois nos 3000 metros (1994 e 1996), ao passo que Carla Sacramento conquistou outro nos 1500 metros em 1996.
Em reacção, o treinador do atleta, João Campos, considerou, em declarações ao globalviano actual, que este é um «merecido» regresso de Rui Silva às medalhas.

Por seu turno, Fernando Mota, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, mostrou-se «emocionado» não só com a conquista de Rui Silva como com o segundo lugar alcançado por Sara Moreira.

quinta-feira, 5 de março de 2009

"Hora do Planeta" vai deixar Lisboa às escuras

Pela primeira vez e aliando-sem ao apelo mundial da WWF (uma das organizações independentes de conservação da natureza mais importantes) , Lisboa vai ver as suas luzes serem apagadas durante uma hora no próximo dia 28 de Março.

Esta assume-se como a maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas e já conta com a colaboração de 77 países, e mais de 700 cidades, onde pela primeira vez este ano, Lisboa já está incluída. São vários os monumentos lisboetas que vão sofrer uma apagão propositado. O Cristo-Rei, a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão das Descobertas, o Castelo de São Jorge, os Paços do Concelho, o Museu da Electricidade e o Centro Cultural de Belém, vão ficar às escuras para alertar o mundo para a necessidade de adoptar de medidas eficazes contra as alterações do clima.

"No ano passado alguns portugueses aderiram e desligaram as luzes, mas a título individual. Este ano a Câmara de Lisboa também aderiu, o que é fantástico", declarou em comunicado Ângela Morgado do WWF Portugal. Nos Jardins da Torre de Belém, em Lisboa, André Sardet junta-se também à iniciativa, num concerto acústico pela Hora do Planeta aberto ao público e gratuito, entre as 20H30 e as 21H30.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Festival do Chocolate abre amanhã

As crianças de Óbidos são as primeiras a visitar a Casa do Chocolate e a "inaugurar" o festival que quinta-feira abre ao público para mostrar esculturas gigantes e outras artes que se fazem a partir do chocolate.

Para permitir que durante os dias do festival – de 05 a 15 de Março - outras turmas visitem o evento, o município propicia aos alunos do concelho uma visita à casa do chocolate permitindo que “ponham as mãos no chocolate” e percorram um espaço onde ouvem histórias sobre o produto e podem ainda fazer jogos e pinturas.

“O que eles mais gostam é de pôr a mão na massa porque é uma actividade diferente das que têm na escola e geralmente têm o 'problema' de começar logo a comer o chocolate antes de ir ao forno”, contou hoje Filipa Pedro, uma das monitoras que recebe os mais pequenos.

Outro local tradicionalmente muito visitado é o das esculturas gigantes em chocolate e que nesta edição atingem mais de quatro metros de altura.
As esculturas vão contar as famosas 'histórias de amor' de Pedro e Inês, Romeu e Julieta, a Bela e o Monstro, o Corcunda de Notre Dame, mostram ainda as miragens do D. Quixote e um romance a bordo do Titanic.
As peças foram construídas durante os últimos seis meses pelos alunos do Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar da Pontinha.
“As esculturas partem de chocolate em bruto e temos que as esculpir a partir de grandes cones.

O curso é de seis meses e precisamos de cinco horas diárias dedicadas às esculturas”, disse à Lusa Lúcia Soares uma das alunas que esculpiu o chocolate.
Um espaço dedicado ao chocolate molecular, com a apresentação de três especialidades, e um outro de massagens (chocolaterapia) são outras duas das novidades da edição desde ano do festival.
“O chocolate molecular não é mais do que aplicarmos algumas técnicas científicas à cozinha, neste caso vamos fazer num tubo de ensaio um cocktail molecular (para servir aos visitantes) com três camadas (chocolate, ginja e ouro comestível) em que o chocolate é arrefecido com azoto”, explicou Carla Pinho, responsável pela organização do festival.
No espaço do chocolate molecular poderão ainda ser degustados bombons ‘crepitantes’e gelado azeteca.

A outra novidade, a chocolaterapia é onde se podem fazer tratamentos faciais e massagens.
Durante o evento decorrem três concursos: um internacional de receitas de chocolate, o de chocolatier do ano e outro de montras de chocolate.
Uma passagem de modelos com chocolate (dia 13, às 21:00) e cursos de chocolateria também fazem parte do programa do festival.

Os bilhetes são a cinco euros e as crianças até aos cinco anos não pagam.

Receita de Mousse de Chocolate

Ingredientes:
  • 2 cl água;
  • Brandy q.b.;
  • 300 gr chocolate para culinária;
  • 6 dl de natas;
  • 2 ovos:
  • Rum q.b.

Preparação: Bata as natas até ficarem bem firmes e leve-as ao frigorífico. Derreta o chocolate em banho-maria e bata os ovos com a água fria, em banho-maria não muito quente, até aumentar de volume. Junte o rum e o brandy. Junte o chocolate às natas previamente batidas e misture cuidadosamente. Distribua por taças e leve ao frigorífico durante 5 a 6 horas. Enfeite com uma rosa de natas.

Nota: Pode também servir directamente no prato a servir, com o auxílio de uma colher de sopa passada por água bem quente.

terça-feira, 3 de março de 2009

20 Anos de Riade

Faz hoje 20 anos que Abel e Jorge Couto possibilitaram a Portugal uma das maiores conquistas da sua história. Num Campeonato do Mundo disputado na Arábia Saudita, foi aqui que nome como Fernando Couto,João V. Pinto e Paulo Sousa começaram a prometer um futuro glorioso para Portugal.
Foram ao todo 18 jogadores que conseguiram um dos triunfos mais importantes da equipa das Quinas e muitos deles viriam a encher os estádios de alegrias ao longo dos anos que se passaram.
20 anos depois, muitos dos craques já se retiraram do futebol mas o seleccionador volta a ser o mesmo e, numa altura em que as contas da Selecção A estão complicadas, é sempre bom recordar os heróis de Riade.

Quem os viu e quem os vê:

Brassard: Ao longo da sua carreira conheceu vários clubes nacionais; Benfica,Guimarães, Gil Vicente, Varzim, Vitória de Setúbal. Não chegou a ingressar na Selecção AA portuguesa onde é actualmente o treinador de guarda-redes.

Abel: Foi dele um dos dois golos da final de 89.Nunca foi internacional AA. Ao longo da sua carreira passou pelo Benfica, Felgueiras, Alverca, etc. Em 2001 retirou-se dos relvados e enveredou pela profissão de treinador sendo de destacar 2 anos como adjunto do Al Nasr.

Jorge Couto: Regressou ao Gil Vicente como melhor marcador da selecção. Ingressou no FC Porto onde permaneceu por 7 temporadas até trocar o clube azul e branco pelo rival Boavista. Esteve mais 7 temporadas ao serviço dos axadrezados participando na histórica conquista do Campeonato em 2000/2001.Ao serviço da Selecção A disputou 6 jogos.

Paulo Alves: Sempre com o Gil Vicente no coração esteve ao todo 7 épocas em Barcelos. Foi internacional 13 vezes marcando 7 golos. Em clubes teve o ponto alto da sua carreira nos três anos ao serviço do Sporting(95-98).

Paulo Sousa: É um dos mais bem sucedidos. Ao longo da sua carreira passou pelo Benfica, Sporting, Dortmund, Juventus,Inter,Parma, Panatinaikos e Espanhol. Conquistou 2 Ligas dos Campeões ao serviço da Juve e do Dortmund. Ao serviço da selecção contou com 51 presenças e participou no Euro 96, Euro2000 e no Mundial de 2002.

Morgado: Terminou a carreira em 2001/2002 depois de passar por vários clubes nacionais entre os quais o FC Porto. Nunca representou a selecção AA.

Tozé: Capitão em Riade nunca viria a representar a equipa AA. Ao longo da sua longa carreira jogou no Leixões, Tirsense, Leça,Alverca e Maia.

Hélio: O veterano jogador do Setúbal chegou a representar a selecção por uma vez. Retirou-se em 2004/2005 depois de 18 anos ao serviço do Setúbal.

Xavier: Nunca vestiu a camisola AA e jogou em clubes como o Estoril, Vilafranquense,E.Amadora até se retirar em 2004/2005 ao serviço do Oriental.

Paulo Madeira: Foi internacional por 24 vezes tendo marcado 3 golos. Jogou vários anos pelo Benfica e esteve presente no Euro 96. Terminou a carreira no E.Amadora.

Filipe: Foi ao serviço do Sporting, 7 temporadas, que conheceu as maiores glórias(1 Taça de Portugal e uma Supertaça.). Foi internacional AA por 3 vezes. É o actual técnico do Mafra.

Bizarro: Nunca foi internacional AA depois de passar por vários clubes entre os quais o Marítimo,Leganés e Ourense.

Resende: O avançado nunca foi internacional e jogou em clubes como Feirense, V.Setúbal ou Louletano onde terminou a carreira.

João Pinto: Regressou do Mundial directo para o At.Madrid.Ficou um ano e regressou ao Bessa para um ano depois ter se transferido para o Benfica onde esteve 8 épocas e conquistando vários títulos. Foi campeão no Sporting e passou ainda pelo Bessa e pelo Braga antes de terminar a carreira. A sua carreira internacional foi também ela repleta. Participou em 81 jogos e marcou 23 golos. Esteve no Euro96,2000 e no Mundial 2002 onde protagonizou a agressão a um árbitro.

Fernando Couto: Da Geração de Ouro é o que mais vezes jogou pela Selecção, 110 vezes. Jogou no FC Porto de até 94 altura em que se transferiu para o Parma.Depois de 2 anos em Itália transferiu-se para o Barcelona de Bobby Robson, onde esteve até 98, altura em que voltou a Itália para jogar pela Lazio. Em 2005 regressou ao Parma onde,ainda hoje, joga. Esteve presente no Euro 96, 2000, Mundial de 2002 e Euro 2004.

Folha: O esquerdino do FC Porto acabou por terceiro com mais internacionalizações, 26. No seu curriculum conta com participação no Euro 96. Foi ao serviço do Porto que conquistou os principais títulos (7 Campeonatos) e é lá que treina actualmente os Júniores.

Valido: Nunca foi internacional AA. Ao longo da sua carreira passou pelo Beira-Mar, Benfica, Seixal, etc.

Amaral: O herói da meia final com o Brasil nunca chegou a representar a Selecção AA. Esteve 5 anos ao serviço do Sporting antes de rumar ao Benfica, onde jogou uma época.Terminou a carreira em 2004 ao serviço do Beira Mar.

fonte: http://www.scn.pt/