quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

AC/DC: corrida aos bilhetes

Os bilhetes para o concerto dos AC/DC, a 3 de Junho, no Estádio de Alvalade (Lisboa) foram colocados à venda este sábado e em apenas 45 minutos foram vendidos mais de 10 000 ingressos.

Entretanto, a edição de hoje do Correio da Manhã publica que o saldo final de vendas no primeiro dia atingiu os 22 mil bilhetes, cerca de metade da lotação do concerto.

Ao todo a promototora do evento, a Everything is New, disponibilizou 44 mil bilhetes para o espectáculo que marca o regresso da banda australiana aos palcos nacionais. Cada pessoa pode adquirir até quatro ingressos, à venda nos locais habituais e com os preços a variar entre os 55 e os 60 euros.

Recorde-se que os AC/DC vêm apresentar o seu mais recente álbum, "Black Ice".

Entretanto, pouco a pouco mais confirmações vão surgindo para o cartaz do Optimus Alive 2009.

Placebo é a mais recente confirmação.
A banda de Brian Molko é o primeiro nome anunciado para o palco principal do festival no dia 10 de Julho. Na bagagem, os britânicos trazem o ainda inédito e não intitulado sexto disco, previsto para o próximo mês de Junho.

Os Placebo juntam-se assim aos já anunciados Metallica, Slipknot, Lamb of God, Mastodon e Dave Matthews Band, no cartaz do Alive!09.

Esta sexta-feira (27) serão revelados novos nomes para o palco secundário do festival.

O Optimus Alive!09 decorre de 9 a 11 de Julho no Passeio Marítimo de Algés. Os bilhetes já estão à venda pelos preços de 50 euros (dia) e 90 euros (passe de três dias).


Thunderstruck - ACDC


Placebo - The Bitter End - Placebo

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Adeus amigo Messenger!




Terça-feira, dia 25 de Fevereiro de 2009, ficará na história como o dia em que os Globalvianos se viram privados da utilização do serviço de mensagens MSN Messenger.

Após várias ameaças, finalmente foi concretizada aquela que será a principal medida para aumentar a produtividade desta empresa.

Se os Globalvianos conseguiram fazer o estudo prévio de uma concessão com mais de 500 km em pouco menos de um mês, é esperado que agora, sem Messenger, o mesmo tipo de trabalho leve apenas duas semanas.
Foi notória a falta de empenho e o desinteresse por parte dos colaboradores no decorrer da última concessão, devido em grande parte, à utilização do Messenger.

Havia colaboradores que permaneciam nas instalações da empresa até às 5:00 horas da manhã, só para poder estar no Messenger, muitas vezes a "teclar" sozinhos uma vez que todos os seus contactos se encontravam a descansar a essa hora.

Espera-se que até ao final do ano mais medidas sejam tomadas no sentido de aumentar ainda mais a produtividade. Ficam aqui algumas sugestões da nossa redacção:

-Banir os jornais dentro das instalações da empresa;

-Colocar o relógio de ponto à porta da casa de banho;

-Limitar o número de copos de água e cafés para cada colaborador;

-Proibir toda e qualquer conversa entre colaboradores que não esteja relacionada com trabalho;

-Restringir o acesso apenas à página Web da empresa;

-Obrigar a desligar os telemóveis durante o horário de trabalho;
Agora é que vamos ganhar as concessões todas!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

And The Oscar Goes To...

Lista completa dos vencedores nas 24 categorias



Actriz secundária: PENELOPE CRUZ, VICKY CRISTINA BARCELONA

Argumento original: DUSTIN LANCE BLACK, MILK

Argumento adaptado: SIMON BEAUFOY, QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

Longa-metragem de animação: WALL-E

Curta-metragem de animação: LA MAISON EN PETITS CUBES

Cenografia: O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON

Figurinos: A DUQUESA

Maquilhagem: O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON

Fotografia: ANTHONY DOD MANTLE, QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

Curta-metragem: THE PIG

Actor secundário: HEATH LEDGER, O CAVALEIRO DAS TREVAS

Documentário de longa-metragem: HOMEM NO ARAME

Documentário de curta-metragem: SMILE PINKY

Efeitos Visuais: O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON

Efeitos Sonoros: O CAVALEIRO DAS TREVAS

Som: QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

Montagem: QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

Banda Sonora Original: QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

Canção Original: QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

Filme Estrangeiro: DEPARTURE (Japão)

Melhor Realizador: DANNY BOYLE, QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

Melhor Actriz: KATE WINSLET, O LEITOR

Melhor Actor: SEAN PENN, MILK

Melhor Filme: QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Uma Pérola do Jornalismo

Ílhavo. Agressor atingiu amigo no maxilar e no pulmãoVítima está internada em hospital de Coimbra, mas livre de perigo.


Um indivíduo de 31 anos esfaqueou e agrediu, terça-feira ao princípio da noite, na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, um antigo colega de trabalho com quem chegou a viver até há cerca de um mês, tendo abandonado o local do crime "a rir".

A vítima, Paulo Jorge Graça, 41 anos, encontrava-se ontem internado na cirurgia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), mas "livre de perigo". Segundo uma testemunha ocular, o alegado agressor, conhecido como Tó, de 31 anos, abeirou-se do seu ex-camarada de apanha de isco na Ria quando este estava à porta do café- minimercado 'João Pata' e atingiu-o com duas facadas que o feriram, com gravidade, junto a um pulmão e na zona do maxilar. "Chegou aqui, virou-se ao rapaz e arrastou-o para dentro, espetando-lhe a faca", contou a testemunha.

Depois, o suspeito "fugiu na bicicleta de montanha amarela, a rir" deixando no chão a faca de "matar porcos" com 20 centímetros de lâmina que a GNR viria a apreender quando foi chamada ao local pela proprietária do estabelecimento que ficou em pânico.

A vítima seria encontrada pelos bombeiros "em estado muito grave mas consciente", deitado na rua, já no exterior do café localizado na Rua Santa Teresa. Desentendimentos entre ambos, que remontam ao período em que dividiram casa, também na Gafanha da Nazaré, estarão na origem da agressão, embora os amigos próximos não descortinem quais.

"Não se entende, o Paulo deu-lhe tecto, comida e o que mais precisava. A paga dele foi esta", referiu um homem que conhece bem a vítima.O alegado autor do crime, que está identificado pelas autoridades, é conhecido pelo seu temperamento "exaltado", tendo-se envolvido já noutras rixas. O caso mais grave teve como vítima um irmão, "a quem furou os intestinos", tendo chegado a cumprir pena de prisão. Ontem, um irmão foi de propósito à Gafanha da Nazaré "pedir desculpa" à dona do café e aos familiares da vítima.
terá sido num veículo em todo semelhante a este, que o agressor pedalou a todo o gás rindo!!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Participação do Carlos Cruz!

Aqui está a minha participação para o concurso do Sketch-up your ass!


Melhor do Mundo na maior corrida



Volta ao Algarve - Ciclismo

Os 18 jornalistas estrangeiros acreditados, os resumos no Eurosport e um pelotão com 11 das 18 equipas ProTour, o escalão das melhores do Mundo, chegam para explicar praticamente tudo. Nunca a Volta a Portugal cativou tanto interesse, a nível internacional, como aquele que a partir de hoje a Volta ao Algarve vai merecer. E a maioria das atenções, dentro de um pelotão que integra campeões mundiais, vai para o homem que nos últimos dois anos ganhou todas as Grandes Voltas em que participou: Alberto Contador. Apesar de tudo, e tal como os portugueses não dedicam a esta corrida as atenções que em Agosto dispensam ao ciclismo, também o homem que venceu Tour, Giro e Vuelta vai evoluindo na época longe da multidão eufórica que rodeia o seu companheiro Lance Armstrong. Aquilo que parece ser um paradoxo até possui explicações simples. Os portugueses habituaram-se a seguir a sua maior Volta, aquela em que os ciclistas das equipas nacionais aparecem em grande forma e enfrentam etapas verdadeiramente selectivas, pelo que só o passar dos anos os levará a ter um interesse aproximado por uma prova de início de época e que cada vez mais se torna presa fácil para os "tubarões" do pelotão internacional, sejam eles sprinters ou contra-relogistas. Eles são melhores, chegam com preparação superior - este ano duas das equipas portuguesas, Liberty e Palmeiras-Tavira, até correram no Gabão e na Argentina para ganharem uma rodagem mais aproximada - e têm etapas à sua medida, com finais a rolar e um contra-relógio de uma dimensão (33,7 km) que os portugueses só tornam a encontrar na Volta. Quanto a Alberto Contador, e apesar da sua simpatia contagiante e natural, ainda está a conquistar um carisma - e um palmarés - semelhante ao de Lance Armstrong. A sua popularidade terá de seguir o mesmo caminho, apesar da aparente contradição: o actual dominador das corridas de três semanas é o espanhol e o ídolo norte-americano ainda terá de provar... estar à altura. Lance Armstrong e Floyd Landis reencontraram-se esta semana na Volta à Califórnia, ambos de regresso ao ciclismo, mas o segundo após a suspensão pelo "positivo" que lhe tirou a vitória na Volta a França.São agora adversários, como já o eram há três anos, mas curiosamente a "independência" de Landis começou depois de 2004, quando Armstrong lhe "ofereceu" o triunfo no Volta ao Algarve, levando-o a concluir que estaria melhor como rival do devorador de Voltas a França. Uma opção que lhe saiu cara.


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ai ai ai....

A colisão que poderia ter tido consequências desastrosas
Na imensidão do Atlântico, dois submarinos nucleares, um francês outro britâncio, estiveram no mesmo lugar à mesma hora. A colisão poderia ter tido consequências desastrosas garantem os peritos.

O acidente ocorreu entre o dia 3 e 4, a grande profundidade e, segundo as autoridades, a uma velocidade muito reduzida, mas só com a chegada do britânico HMS Vanguard ao porto escocês de Faslane é que a informação foi confirmada.
De acordo com a imprensa britânica, o submarino apresentava “amolgadelas e arranhões bastante visíveis”.
Inicialmente, o ministério da Defesa gaulês anunciou que o Le Triompaht colidiu com um objecto estranho à superficie.
Do lado francês nunca ninguém assistiu a um episódio desta natureza.
“O submarino nuclear como o Triomphant faz menos barulho do que o fundo do mar. Foi concebido para se diluir no mar, é a principal eficácia deste submarino, assegurar a eficácia da dissuação”, refere o porta-voz da marinha.
Excesso de eficácia do anti-sonar terá estado na origem do acidente mas de acordo com um perito inglês, também poderá ter havido um erro de procidemento já que a NATO centraliza informações sobre as patrulhas.
Os submarinos estavam armados com várias ógivas nucleares. As autoridades garantem a segurança nuclear não foi ameaçada.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Nada em biologia faz sentido sem ser à luz da evolução

Os 200 anos de Charles Darwin e os 150 da publicação da sua teoria da evolução das espécies vão ser celebrados pela Fundação Gulbenkian com a maior exposição do mundo sobre o tema.





No ano em que a teoria da selecção natural de Darwin (em conjunto com a carta de Wallace) foi apresentada na Sociedade Lineana de Londres, o entusiasmo provocado na comunidade científica foi zero. Ao ponto de o próprio presidente da sociedade ter escrito no anuário desse ano a seguinte frase: “Este foi um daqueles anos em que nada que muda a ciência aconteceu.” Uma das explicações históricas encontrada recentemente pelos investigadores para esta falta de entusiasmo foi o facto de, antes de se apresentarem as duas cartas de Darwin e Wallace, ter estado a discursar um cientista alemão de nome Welwitsch – que tem um dos maiores herbários de espécies africanas (grande parte está cá em Portugal). Uma comunicação muito longa e chata não terá contribuído para o entusiasmo da plateia.


Dos fracos não reza a História e depois desta gaffe é certo que o nome do presidente da sociedade Lineana não consta na lista dos grandes nomes do século. Passados 150 anos, a teoria da evolução das espécies de Darwin continua a ser essencial para toda a biologia. Segundo José Feijó, comissário da exposição “A Evolução de Darwin” que agora inaugura na Fundação Calouste Gulbenkian, “a teoria de Darwin é o denominador comum de todas as áreas da biologia.
É aquilo que explica um resultado inesperado que não sabemos explicar.” A exposição concebida em parte pela Fundação e por outros dois módulos vindos do Museu Americano de História Natural é, em termos de área coberta, de percurso expositivo, número de objectos expostos, cobertura conceptual e histórica, número de pontos interactivos, a maior exposição do mundo sobre Darwin e a evolução.


A exposição traça o percurso biográfico de Darwin, passando pelos momentos mais marcantes da sua vida como a juventude, a viagem a bordo do Beagle onde terá formulado pela primeira vez o mecanismo da selecção natural, o período de 20 anos em que viveu em Londres e consolidou a sua carreira, abrindo caminho para apresentar a sua teoria, sem nunca esquecer a contextualização histórica nos séculos XVII e XVIII, antes do nascimento de Darwin.
A viagem no Beagle vai estar representada por recriações de habitats de plantas e animais, como as tartarugas das Galápagos, as emas do Norte e do Sul, os fósseis de tatus da autoria do Jardim Zoológico. A parte dedicada a Londres é feita com base em réplicas de documentos originais – diários, correspondência, livros de notas – que provam como e quando é que ele chegou à ideia para a Teoria. O único objecto original pertencente a Darwin é o seu primeiro livro de notas da viagem no Beagle.
“Esta é uma exposição para jovens dos 7 aos 77 anos, como a revista do Tintim”, brinca o comissário. “Há motivos de interesse para todas as pessoas, muito pontos de interactividade, imagem expositiva clara para jovens e depois há outros módulos, nomeadamente de interacção entre a arte e a ciência, que serão para um público com um conhecimento mais especializado.” Para além dos muitos objectos que esta mostra traz ao público português, José Feijó frisa que outro aspecto fascinante é a abundância de histórias. A começar por Darwin, que sempre foi mau aluno e até aos 18 anos andou a viver a vida e a caçar, “todas as personagens que faziam ciência nos séculos XVIII e XIX eram, como se diz em linguagem corrente, uns cromos. E eram pessoas realmente interessadas, com uma cultura e uma enorme capacidade de discussão filosófica, que infelizmente já não se encontra nos dias de hoje ”. Todos eles têm histórias pessoais incríveis e algumas delas são contadas na exposição.
Ainda antes de inaugurar, esta exposição já era muito cobiçada, daí que depois de Maio siga para o Museu Nacional de Ciências Naturais, em Madrid. Em Janeiro de 2010 será exibida noutra grande cidade espanhola e depois talvez regresse a outra cidade portuguesa antes de ir definitivamente para um museu que será criado em Oeiras. Mais evolução do que esta é impossível.


A exposição “A Evolução de Darwin” abre ao público na sexta-feira e fica até ao final de Maio na Galeria de Exposições temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian. Terça a domingo, das 10.00 às 18.00. Bilhete: 4 euros.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Moto GP: Bilhetes à venda para o GP Portugal apenas na Internet

Os bilhetes para o Grande Prémio de Portugal em MotoGP, que vai correr-se no circuito do Estoril entre 2 e 4 de Outubro, encontram-se já à venda, mas apenas através da Internet (http://www.ticketline.pt/ ), foi hoje anunciado.

O ingresso mais barato para o dia da corrida rainha do mundial de motociclismo (MotoGP) custa 40 euros, enquanto o mais caro atinge os 90 euros. Um bilhete para três dias (dois de treinos mais um de corridas) varia entre os 20 e os 95 euros.

Para o primeiro dia de treinos, sexta-feira, estão também à venda bilhetes ao preço unitário de 10 euros, independentemente da bancada.

A organização vai também disponibilizar um bilhete de três dias com a designação "Juvenil", para jovens entre os 11 e os 14 anos, cujo valor oscila entre os 15 e os 35 euros.

O circuito do Estoril recebe provas dos Campeonatos do Mundo de velocidade em motociclismo desde 2000.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Google Earth 5.0: Um mergulho nos oceanos

Os internautas podem a partir de hoje 'mergulhar' nos oceanos, fazer viagens no tempo e ver o planeta Marte em alta resolução, através das novas funcionalidades do Google Earth, apresentadas na sede lisboeta do portal.

O Google Earth 5.0 permitirá ainda a partilha de imagens, vídeo ou foto feitas pelos próprios utilizadores, segundo explicou Inês Gonçalves, directora de marketing da sucursal portuguesa.
"O Google Ocean, com o qual fechamos um ciclo, vai permitir ver 'todo' o planeta com bastante detalhe e informação", destacou Inês Gonçalves, numa referência à nova funcionalidade 'Ocean'.
A nova ferramenta passará a mostrar os restantes 70% do planeta constituídos por água, 5% dos quais já estão explorados e cartografados e exibidos com maior detalhe.
O utilizador vai poder navegar literalmente pelos oceanos da Terra, tanto à superfície como debaixo de água, podendo ainda acompanhar o trajecto feito por um tubarão branco monitorizado.
O 'Ocean' permite-nos, entre outras utilidades, saber a temperatura da água e os melhores locais para o surf, kitesurf e mergulho, três modalidades com alguma importância na costa portuguesa.
O Google Earth passa também a disponibilizar imagens históricas, permitindo, por exemplo, assistir ao "antes, durante e depois" do antigo e o actual Estádio da Luz, em Lisboa.
O internauta poderá acompanhar as mudanças feitas pelo homem ao longo dos tempos, enquanto a ferramenta "acompanhamento GPS" permite inserir percursos a partir de aparelhos de localização dos utilizadores.
Esta versão está disponível em 40 idiomas, entre eles o Português. Para aceder ao Ocean no Google Earth basta transferir a última versão no site oficial do programa ou no link seguinte.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Obrigado pelo camião do lixo

Morreu o pai dos Playmobil

Hans Beck, o criador dos Playmobil, morreu na sexta-feira aos 79 anos, vítima de doença grave, noticiaram ontem as agências.

Reformado desde 1998, Hans Beck era carpinteiro e começou por criar as miniaturas para os seus irmãos brincarem. Depois trabalhou na empresa Geobra, que, em 1974, o encorajou a produzir os brinquedos em plástico.

Horst Brandstätter, dono da Geobra, conhecido como tendo "uma mão de ouro" para seleccionar colaboradores, viu qualquer coisa em Beck lhe dizia que ele era uma boa aposta para desenvolver novos brinquedos. Conta-se no site da Playmobil que uma das características de Beck que mais pesou na escolha do patrão foi o facto deste ter como passatempo o aeromodelismo.

Beck levou três anos a desenvolver os famosos bonecos que se queriam rígidos - deviam ser capazes de segurar pequenos obejctos nas mãos - e resistentes.

O sucesso dos bonecos de sete centímetros de altura e "tamanho ideal para a mão de uma criança" pode também dever-se a uma crise do petróleo que disparou o preço do plástico e dos brinquedos de maiores dimensões.




Foto 1: Playmobil chicken friday!



















Foto 2: O famoso camião!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Há quem não se pronuncie no PS porque tem medo

Edmundo Pedro


Edmundo Pedro: Há quem não se pronuncie no PS porque tem medo


O histórico do PS Edmundo Pedro afirmou ontem numa reunião socialista na sede do partido, no Largo do Rato, em Lisboa, que dentro do PS há quem não se pronuncie sobre a vida interna do partido porque tem medo.


"Verifiquei um total desinteresse, generalizado, notei outro fenómeno de pessoas que estão no aparelho de Estado que me diziam 'não posso pronunciar-me, porque tenho medo'; não é admissível no partido”, disse o militante histórico na reunião que serviu para debater a moção de José Sócrates ao congresso socialista, no círculo lisboeta.


Edmundo Pedro tentou puxar a discussão para o debate interno da situação no partido. "Sou provavelmente a única pessoa interessada em discutir numa sessão de debate entre moções, aberta, as questões de governança interna e de pequena ou micro escala de um partido político", disse. Mas, segundo a TSF, a tentativa do histórico esbarrou na mediação feita por Augusto Santos Silva, que preferiu canalizar a discussão para a crítica externa.


"Eu cá gosto é de malhar na direita e gosto de malhar com especial prazer nesses sujeitos e sujeitas que se situam de facto à direita do PS. São das forças mais conservadoras e reaccionárias que eu conheço e que gostam de se dizer de esquerda plebeia ou chique", afirmou.
..

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Modelo do novo aeroporto de Lisboa definido este mês

O modelo de regulação para o novo aeroporto de Lisboa e para a privatização da ANA vai estar pronto "ainda este mês", garantiu hoje Mário Lino, ministro das Obras Públicas.

"Quanto aos 'timings' concretos em que isso vai ser feito, anunciaremos", disse Mário Lino no Parlamento. O ministro respondia às questões dos deputados sobre a viabilidade dos grandes investimentos públicos e da privatização da ANA na actual crise económica.

O ministro não avançou quando será anunciada a privatização, mas garantiu que "as privatizações fazem-se nas devidas oportunidades".

Em relação ao calendário de investimento no projecto de alta velocidade, Mário Lino garantiu que "a alta velocidade segue em alta velocidade".

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, garantiu hoje que era “impossível” instalar uma fábrica da Airbus em Portugal.

Mário Lino explicou que essa hipótese foi colocada à Airbus na altura da compra dos aviões da TAP, em 2005. No entanto, a fabricante europeia disse que era "impossível" porque a Airbus "não fazia esse tipo de negócio".

O ministro respondia assim às questões dos deputados numa audição parlamentar conjunta da comissão de Obras e Economia.

Plano Rodoviário vai ficar concretizado em 75% da extensão

Portugal passará a ter 1.316 novos quilómetros com as dez concessões concebidas pelo Executivo actual.

Com as cinco novas concessões, o esforço financeiro a fazer pela EP - Estradas de Portugal é de 1,7 mil milhões de euros em termos de valor actualizado líquido a pagar durante os 30 anos das concessões, adiantou Paulo Campos, secretário de Estado das Obras Públicas, em declarações ao Globalviano Actual. Isto, mesmo tendo em conta que na concessão do Túnel do Marão não há pagamentos a fazer à concessionária.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Saúde - Mamografias devem duplicar

É preciso duplicar o número de mamografias e outros exames de despistagem do cancro. O alerta é lançado pela Comissão Europeia.

Em 2003, os Estados membros comprometeram-se a assegurar a despistagem do cancro da mama, do cancro colo do útero e do cancro colo-rectal. Mas, cinco anos passados, apesar dos progressos realizados, as discrepâncias entre os Estados membros são muitas.

Apenas 22 Estados membros têm programas de despistagem sistemática do cancro da mama; o número reduz-se para quinze, no caso do cancro do colo do útero; e baixa para 12 no que toca à despistagem do cancro colo-rectal.

São os dados de um relatório que não pretende acusar ninguém, garante Nina Papadoulaki, porta-voz do Comissário para a Saúde: “O objectivo não é apontar o dedo a nenhum país. Não é essa a nossa intenção. O objectivo é chamar a atenção para um problema que pode ser mais bem tratado se trabalharmos em estreita colaboração com os Estados membros, se pusermos em prática um programa eficaz de despistagem da população, se partilharmos a informação entre todos os membros da União.”

O cancro é a segunda causa de morte na União Europeia, depois das doenças cardio-vasculares. E, tendo em conta o envelhecimento da população, este número tem tendência a aumentar. A Comissão Europeia estima que o investimento em programas de despistagem do cancro é lucrativo, a longo prazo. E que a prevenção constitui a maneira mais eficaz e mais barata de reduzir a incidência do cancro na Europa.

Métodos
A)

B)