Foi no passado dia 27 Janeiro de 1945 que o campo de concentração de Auschwitz foi liberto. A data assinalada no antigo campo da morte da Polónia que se tornou o símbolo do Holocausto.
Em Israel, as comemorações oficiais contaram com a presença dos embaixadores estrangeiros.
A ministra dos Negócios Estrangeiros, Tzipi Livni, afirmou que actualmente o mundo assiste a ressurgimento do anti-semitismo “que é preciso combater”.
Na Alemanha o dia foi assinalado com uma cerimónia no parlamento em Berlim, que ficou marcada pelo discurso do presidente Horst Koehler:
“A responsabilidade pelo Holocausto faz parte da identidade alemã. O luto pelas vítimas, a vergonha pelos crimes horríveis e a vontade de reconciliação com o povo judeu e os antigos inimigos de guerra conduziram-nos à formação da nossa república”.
O presidente alemão sublinhou que “aqueles que não confrontam a sua própria história não têm bases para construir o futuro” e apelou à solidariedade para com os judeus.
Entre 1940 e o início de 1945, os nazis exterminaram em Auschwitz cerca de um milhão e meio de pessoas, entre elas um milhão de judeus.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Auschwitz
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário